Saúde

Um sorriso em cada esquina

Coluna de Leonardo B. Lira
Psicanálista Clínico

 

Todos nós vivemos em busca da felicidade, mas é preciso saber o que significa essa palavra e qual a sua etimologia. Felicidade tem sua origem no Latim “Felicitas” e no verbo grego “phio”, que significa “produzir” com a conotação de “fecundo, produtivo”. Em grego, a palavra “felicidade” é “eudaimonia”, que é composta pelo prefixo “eu”, que significa “bom”.

Agora que descobrimos o termo técnico, vamos entender sua essência, se ela é audível, visível, tangível e palpável. Na verdade ela é tudo isso. A felicidade está no som que lhe apraz, na visão que lhe agrada, na ponta dos seus dedos, no toque que lhe apalpa, no perfume que impregna os seus pulmões e no sabor deixado em sua boca.

Assim sendo, podemos definir que felicidade é um estado de espírito e que ser feliz é uma condição possível para todos nós, desde que estejamos de acordo com as leis do Criador, da Natureza e do Homem, pois esses são os reinos que regem a vida na terra.

Respeitando esses pilares, estaremos sensíveis a conceber a felicidade, a entender que ela não está em um ponto especifico da vida, em algum lugar que talvez cheguemos ou em algo que venhamos a conquistar, mas sim, que ela se encontra facilmente pelo caminho.

Romantizando as linhas acima, vos digo que para reconhecermos as maravilhas das matas e florestas, não é preciso ignorar a grandeza de um belo jardim.

Em verdade vos digo: “sempre haverá um sincero abraço a sua espera e um sorriso em cada esquina”.

 

Paz & Luz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *