Uncategorized

Casagrande x Magno Malta, PSB contra o PL

Na cola do governador Renato Casagrande (PSB) há anos, na fila de frente da oposição ferrenha, o PL do senador Magno Malta vai encarar palanques majoritários do PSB em 24 municípios capixabas, quase a metade dos candidatos que lançou este ano, que somam 50. Somente em Marilândia a disputa será direta, entre Gutim (PSB) e Simão Lima (PL). No mais, prevalecem os cenários de no mínimo dois concorrentes e muito além, como registrado em cidades pequenas que tem pulverização surpreendente de nomes. Em São Gabriel da Palha, região noroeste, como citado aqui na coluna passada, o PL, que está sozinho na maioria dos municípios, conseguiu reunir partidos aliados do governo, como o Podemos e a federação PSDB/Cidadania, além do Republicanos, PRD, PRTB e Novo, na busca pela reeleição do prefeito Tiago Rocha. O PSB vai de Valdecir Cezar, que disputou em 2020 e ficou em segundo lugar – 38,69% a 30,25%. A chapa tem ainda PDT, MDB, PP, PSD, Solidariedade e União Brasil. Em Muqui, no sul, a situação é semelhante, com Camarão (PL) aliado à federação PSDB/Cidadania, junto com Republicanos, PP e Agir, contra o candidato do PSB, Frei Paulão, que reúne o Podemos, União, MDB e a federação PT/PCdoB/PV. Nesse “mix partidário” com legendas que se declaram fieis ao governador, resta saber como ficará o discurso propagado pelo PL Estado afora, de que Casagrande é de esquerda e precisa ser liquidado antes mesmo do caminho que leva às eleições de 2026. Em tempo: o partido de Jair Bolsonaro e Magno foi muito mal no pleito de 2020.

Conveniências
Essas duas coligações do PL contratariam um ofício do próprio senador Magno Malta, líder do partido no Estado, de que estariam proibidas não só alianças com as federações do campo de esquerda – PT/PCdoB e PV e Psol/Rede – e o PSB, como também com legendas de espectros políticos semelhantes, como o Republicanos, PSD, PP, União, Podemos e PRD.

Conveniências II
No caso do Republicanos, é ainda mais sintomático, já que o presidente estadual da legenda, Erick Musso, e o senador veem se estranhando publicamente na disputa por quem ocupa o campo legítimo da direita e do conservadorismo no Estado. Aquela história: em política, a depender dos interesses, tudo é possível!

Mais…
Tem disputa ainda em Água Doce do Norte, com Charles (PL) x Abraão Lincoln (PSB); Alfredo Chaves, com Luiz Claudio Boldrini x Rolmar Botecchia; Anchieta, com Luiz do Esporte x Léo Português; Barra de São Francisco, com Tavinho x Enivaldo; Cachoeiro, com Léo Camargo x Lorena Vasques; Conceição da Barra, com Tarquinio de Medeiros x Erivan Tavares…

Mais II
…em Ecoporanga, com Tia Laureci Gigante do Norte x Zé Luiz Mendes; em Guaçuí, com Carlos Gouvea x Luciano Machado; Ibiritama, com Dr. Hugo, Huguinho x Reginaldo; Itaguaçu; com Arnaldo Cândido x Darly Dettmann; Itapemirim, com Vinicius Viana x Dr. Thiago Peçanha; Vila Pavão, com Mônica Ziviani x Bolinha; Montanha, com Carlinhos da Agropet x André Sampaio; Mucurici, com Railton Meu Garoto x Dica…

Mais III
…em Muniz Freire, com Vilma Soares Louzada x Dito Silva; Nova Venécia, com Antonio Emílio x Lubiana Barrigueira; Pancas, com Cicero Grobério x Claudio Eggert; Pinheiros, com Pablo da Academia x Edilson Monteiro; Rio Bananal, com Jonacir Patronicio x Judaci Bolsoni; Santa Maria de Jetibá, com Ronan Fisioterapeuta x Joel Ponath; e Santa Teresa, com Bruno Araújo x Claumir Zamprogno.

Centro de votos
Na região metropolitana, os dois partidos só se enfrentarão por meio de palanques coligados. Na Capital, o PL aposta em Capitão Assumção, e o PSB está com Luiz Paulo Vellozo Lucas, mas Casagrande também apoia João Coser (PT). Na Serra, o candidato é Igor Elson, e o PSB está com Weverson Meireles. Em Vila Velha, Coronel Ramalho representa o PL, e o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) é o candidato do governador.

Centro de votos II
Em Cariacica, o pastor Ivan Pastos disputa pela legenda de Magno Malta, e o PSB fechou com o prefeito, Euclério Sampaio (MDB). Em Guarapari, Danilo Bahiense está de um lado, e o PSB do outro, coligado com o também deputado estadual Zé Preto (PP). Já em Fundão, o PL lançou Aelcio Peixoto, e o PSB está no palanque do prefeito, Wanderson Bueno (Podemos), mas também tem relações com Fabricio Machado (PV).

Lista completa
Os outros nomes majoritários do PL são: Pastor Marcelo, em Aracruz; Saulo Bussolar, em Baixo Guandu; Wilson Ambrozim, em Brejetuba; Luciano Merlo, em Colatina; Edu do Restaurante, em Domingos Martins;
Dr. Luis Pancoti, em Ibatiba; Milte, em Ibiraçu; Ronaldo Rafar, em Iúna; Thiago Camata, em Jaguaré; Helder Perozini, em Laranja da Terra; Maurinho Rossoni, em Linhares; Salatiel, em Mantenópolis; Jaiminho Machado, em Marataízes…

Lista completa II
…Kauê Oliveira, em Piúma; Genivaldo Potratz, em Santa Leopoldina; Nilis Castberg, em São Mateus; Gerson Marques, em Sooretama; Luciano Quintino, em Vargem Alta; Rafael Monteiro, em Venda Nova do Imigrante; e Negão Grigoleto, em Vila Pavão.

Casamentos
Os palanques do PL estão sozinhos em 29 municípios. Em outros 10, o único aliado é o PRTB. Em Domingos Martins e Ibatiba, a coligação é somente com o Novo; e em Vargem Alta, só agregou o Agir. Palanques com dois partidos são em Piúma, com DC e Agir; em Santa Teresa, com PRTB e DC; em Venda Nova, com PRTB e Novo; e na Capital, com Agir e Mobiliza.

Nadou, nadou…
Em 2020, o PL lançou 24 palanques municipais, espalhando o mantra de “destruir o governador Renato Casagrande, o PSB e a esquerda festiva”. Só elegeu cinco e acumulou derrotas nos principais colégios eleitorais da Grande Vitória. Veremos, agora, se consegue pegar ar para 2026!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *