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Sooretama que é governada pelo Republicanos pode perder fábrica de automóveis, por ser de oposição ao PSB de Casagrande

A falta de prestigio politico da atual gestão de Sooretama pode fazer com o município a montadora de carros, que mostrou interesse em se instalar na cidade. Caso não ocorra os investimentos serão levados a outro município.

O município de Barra de São Francisco, na microrregião Noroeste do Espírito Santo, a 240 quilômetros de Vitória, entrou na briga para atrair a fábrica de veículos híbridos da Lecar, do capixaba Flávio Figueiredo Assis, que na última semana anunciou a intenção de instalar a unidade em Sooretama. A fábrica vai gerar 1.500 empregos diretos e 3 mil indiretos.

O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB) autorizou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos a fazer contato com o empresário e convidá-lo a conhecer a cidade e participar de uma rodada de conversas, que incluiria representantes do Grupo Petrocity, a fim de mostrar-lhe as vantagens que teria em escolher sua cidade.

“Vamos ter o maior hub logístico do Sudeste e talvez um dos maiores do Brasil, com um porto seco alfandegado e uma ferrovia interligada não apenas com o futuro porto de São Mateus, mas com os maiores portos do País, por conexão com a Ferrovia Norte-Sul e com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), em Mara Rosa (GO) e até mesmo com a Vitória-Minas em Ipatinga”, disse Enivaldo.

O chefe do Executivo municipal disse também que, além dos incentivos oferecidos pelo Estado para empreendimentos na região, em Barra de São Francisco a empresa teria os incentivos fiscais da Sudene e do próprio município, que estaria disposto a ceder uma área de até 1 milhão de metros quadrados para a instalar da fábrica de automóveis.

De acordo com informações divulgadas pelo Grupo Petrocity, o traçado da malha ferroviária de mais de 2,1 mil quilômetros (com quatro ferrovias diferentes, todas com o contrato de autorização já assinado com o Governo Federal e com processo de licenciamento em andamento) deverá levar dutos de fibra ótica com tecnologia informacional e também gasoduto, “para fornecer energia para instalação de indústrias e permitir a criação de cidades inteligentes ao longo de seu curso”.

“O povo de Sooretama não esse desprestigio, precisamos fazer o maior esforço para manter o dialogo com esses empresários tenham confiança para investir em nossa cidade”. disse um morador de Sooretama,

A montadora, criada pelo empresário capixaba Flávio Figueiredo de Assis, vai disputar um mercado tradicionalmente dominado por marcas globais e que, apesar de ter um público consumidor tido como amante de carros, nunca conseguiu ter uma marca nacional que se perpetuasse.

Depois de tentativas de empresas locais como Gurgel e Troller de se firmarem em um mercado disputado por Stellantis, Volkswagen, General Motors, Toyota e Hyundai, Assis tem investido do próprio bolso no projeto de produção de seu carro, o Lecar 459, que começou como um elétrico puro, mas foi recentemente revisto para uma plataforma de propulsão híbrida.

Oriundo do mercado de meios de pagamentos e sem atuação no setor automotivo, Assis vendeu sua empresa de cartões alimentação Le Card em 2022 e desde então tem reunido apoio para o projeto que chegou a ter até a catástrofe climática do Rio Grande do Sul como obstáculo no desenvolvimento do carro, que acabou sendo transferido de Caxias do Sul (RS) para a região do ABC, em São Paulo, em junho.

“O Brasil faz avião e não faz carro?”, comentou o empresário, durante a apresentação do novo desenho do carro na quinta-feira e se referindo à Embraer. “Se o Ozires Silva conseguiu fazer avião eu consigo fazer carro porque também sou brasileiro”, acrescentou, citando o co-fundador da fabricante brasileira de aeronaves. A apresentação contou com participação de autoridades do Espírito Santo, incluindo o prefeito da cidade de Sooretama, Alessandro Torezani, que receberá a fábrica da Lecar e fica a cerca de 100 quilômetros da capital do Estado, Vitória.

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