Política

O caminho para a reeleição não é fácil, alguns se perdem nas entranhas do poder e da ambição

Engana-se quem pensa que uma reeleição é mais fácil só pelo fato de já deter o mandato. Campanha eleitoral para reeleição pode ser até mais difícil.

A própria ideia da reeleição contraria o desejo que o eleitor tem por mudança. Reeleger alguém implica na ideia de continuar a mesma coisa por mais quatro anos. Entretanto, mesmo com esse estigma dominante do novo que impera em uma eleição, deter um mandato pode ser um recurso político muito poderoso em uma reeleição.

Vamos entender como uma campanha eleitoral para reeleição funciona:

Você venceu no passado, já tem um passo à frente?
Não necessariamente! Há vitórias e vitórias.

Você enquanto candidato à reeleição deve pôr em pratos limpos as razões do último resultado. É comum quem vencer não investigar a causa da vitória, acreditando que se venceu é isso que importa. E não é bem assim.

Por isso faça-se os seguintes questionamentos:

1- Você venceu por que era melhor que os outros candidatos ou eles erraram mais que você?

É importante ter isso em mente para não depender dos erros futuros dos adversários para obter um bom resultado nas urnas. O foco é ter uma trajetória que o diferencie positivamente dos demais.

2- Quais seus pontos negativos?

Não é agradável para ninguém pensar nos seus defeitos e pontos negativos, mas é necessário para ganhar uma eleição. Seus pontos negativos precisam ser trabalhados, especialmente pelo fato de você estar em mandato: o povo certamente já conhece sua falha.

3- Quais seus pontos positivos?

Onde você de destaca dos demais concorrentes? O que de diferencia? Seus pontos positivos devem ser maximizados e utilizados estrategicamente.

4- Na eleição passada, sua votação ficou dentro do desejado?

Esse é o melhor termômetro de uma candidatura. Serve para avaliar como estava a sua relação com os eleitores na época. Se a vitória foi apertada, com pouca diferença de votos, tenha cuidado!

5- Como está a sua imagem hoje?

O que modificou e o que se manteve nesses quatro anos? Essa resposta é conseguida através de pesquisas, onde você descobrirá o que o eleitorado pensa sobre você, se você superou as expectativas ou não.

 

Com essas perguntas respondidas podemos começar a traçar a estratégia da sua campanha política para reeleição.

 

PRINCIPAIS ERROS A CORRIGIR
Qualquer mandato, o mais positivo que seja, comete erros. Há erros de menor importância e outros mais graves.

Anote quais foram os erros cometidos durante o seu mandato que podem afetar negativamente a sua atual campanha. Erros como: promessa não cumprida, declarações comprometedoras, acusações etc.

Por mais difícil que seja lidar com as falhas de um mandato é importante encarar a situação de frente. Alguns candidatos se ofendem e não aceitam discutir tais pontos, o que demonstra certa imaturidade e insegurança. Erros acontecem, a forma como você lida com eles definirá os próximos passos da sua carreira política.

Você tem duas opções: omitir ou encarar.

Eu aconselho encarar. Encarar o problema e estar preparado para a represália, pois, acredite, seu adversário ou os próprios eleitores vão desenterrar fatos mal resolvidos e você deve estar preparado para enfrentá-los.

Se você tem na sua trajetória algum ruído ou mancha que não foram resolvidos a sua primeira tarefa nesta campanha é buscar os elementos necessários para resolvê-los. Esteja preparado para, no momento oportuno, dar sua explicação de maneira convincente e definitiva.

 

O ELEITOR QUER CONTINUIDADE OU MUDANÇA?
Como fora dito, reeleição carrega o estigma da continuidade. A eleição aponta para o futuro, quanto a reeleição tende a apontar para a repetição do passado.

Você precisa estar consciente dessa realidade. Você, querendo ou não, representa o passado e o conhecido.

Mas o passado não é sinônimo de algo ruim. Há inúmeras situações que o sucesso de uma administração é tão grande que ultrapassa o limite de apenas um mandato. O famoso “em time que está ganhando não se mexe”.

Isso é claro, pois a cada eleição vemos um volume imenso do reeleições.

Para ter uma noção clara das chances de vitória, é necessário descobrir qual o sentimento dominante, o eleitor deseja mudança ou seu mandato têm sido um sucesso?

Isso significa que se o resultado dessa pesquisa apontar para a mudança você está fadado à derrota?

Não, absolutamente não. Isso significa que a sua campanha deverá ser pautada na mudança. Você deverá mostrar ao eleitor que entende que o que ele deseja e que você deseja o mesmo. Você deve alinhar o foco da sua campanha rumo ao novo.

Ou seja, você precisa estar sintonizado com o eleitor: seja você a mudança ou a continuidade, de acordo com o que o eleitor deseja

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