Política

Nem Rose, nem Lelo, quem vai comandar o MDB no ES será Ricardo Ferraço

A decisão veio de cima para baixo para ressuscitar o MDB no Espírito Santo. O vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB), será o presidente estadual do partido, que filiará ainda o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União), e o de Colatina, Guerino Balestrassi (Podemos). A notícia começou a circular na tarde desta quarta-feira (11), por meio de um convite para o “ato de filiação – a grande festa democrática”, marcada para a próxima segunda-feira (16), em Cariacica, às 18 horas.

A movimentação em torno do nome de Ricardo começou a tomar impulso depois do empate na convenção do MDB, no dia 15 de setembro, para eleger a Executiva Estadual, agravando a crise. Da articulação participaram, de um lado o ex-deputado federal Lelo Coimbra e, do outro, a ex-senadora Rose de Freitas, aliada do governador Renato Casagrande (PSB), que teria se envolvido na questão a fim de reforçar o nome de Ricardo.

No cartaz, aparecem o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, o ministro das Cidades, Jader Filho, Euclério, Ricardo Ferraço e Guerino. A notícia surpreendeu os meios políticos, porque ocorre sete dias depois de o PSDB eleger sua Executiva, com Ricardo apontado como o nome para assumir a Presidência.

“Baleia estava conversando com Ricardo há algum tempo para trazê-lo, ele planejava vir após as eleições municipais. Com a convenção [MDB] empatada, gerou-se um impasse e Baleia evoluiu na conversa com ele. Me consultou, depois me informou da evolução. Tenho conversado com Ricardo desde então”, disse Lelo, apesar de não aparecer no convite para o evento, da mesma forma que Rose.

Ele acrescentou que, nesta quarta-feira, Ricardo lhe informou “pessoalmente, dos desdobramentos com o PSDB já acertados e a data marcada para filiação, trazendo Balestrassi e Euclério, na forma do convite” divulgado.

O formato, segundo Lelo, seria, de acordo com a decisão de Baleia Rossi, “para uma nova Comissão Provisória com Ricardo presidente, eu, Rose e mais quatro membros, num total de sete”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *