Home / POLÍTICA / PT no Espírito Santo inicia formação de chapas e espera fim do impasse com o PSB
Perly Cipriano e e Rafael Primo são apontados para a chapa de pré-candidatos a deputado federal

PT no Espírito Santo inicia formação de chapas e espera fim do impasse com o PSB

Enquanto não se define uma aliança em nível nacional, paralisada por conta de exigências do PSB, correntes internas do PT no Espírito Santo ampliam a movimentação para formar chapas para a disputa ao Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa nas eleições de outubro deste ano. Caso permaneça o impasse, que coloca em risco a criação de uma federação, cujo prazo de registro vai até 1º de março próximo, o candidato ao governo pelo partido será o senador Fabiano Contarato, o mais novo filiado.

O partido no Estado aproveita a trajetória ascendente registrada depois da liberação do ex-presidente Lula para disputar eleições, decorrente da anulação dos processos da Lava Jato por conta da suspeição de parcialidade do ex-juiz Sergio Moro, hoje presidenciável pelo Podemos. O partido alcançou 28% na preferência dos brasileiros, segundo revela recente pesquisa Datafolha, seguido por MDB e PSDB, empatados em 2% e PDT e PSOL, ambos com 1%.

A liderança de Lula em todas as pesquisas para presidente da República, com vitória ainda no primeiro turno, motivam os petistas no Espírito Santo a eleger pelo menos dois deputados federais e dois estaduais, a partir do aumento de contingente de eleitores no partido. Para as chapas já estão sendo cogitados nomes de pré-candidatos, que deverão ser confirmados ainda neste mês.

Para a Câmara Federal o primeiro nome da lista é o deputado federal Helder Salomão, pré-candidato à reeleição, vindo em seguida a presidente estadual do partido, Jackeline Rocha. O ativista e escritor Perly Cipriano também integra a relação, que tem ainda o ex-candidato a prefeito de Vila Velha Rafael Primo e o ex-deputado estadual Genivaldo Lievori.

Já para a Assembleia Legislativa, a movimentação petista relaciona a deputada estadual Iriny Lopes (reeleição), o ex-prefeito de Vitória e ex-deputado federal João Coser, o professor Roberto Carlos e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaes), Julio Cezar Mendel.

A articulação de correntes petistas trabalham para consolidar o nome do professor Reinaldo Centoducante, ex-reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), como pré-candidato ao Senado na vaga que será aberta com o fim do mandato da senadora Rose de Freitas (MDB).

Impasse

A aliança entre o PT e o PSB, visando formar uma federação, esbarra na exigência do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que cobra apoio do PT em cinco Estados: Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O governador Renato Casagrande, secretário-geral do PSB, faz parte desse grupo e mantém no Estado distanciamento de sua gestão com o PT.

O impasse se amplia com filiação ao PT do senador Fabiano Contarato, a partir de um convite do ex-presidente Lula, elevando-o à posição de potencial pré-candidato ao governo, para disputar com Casagrande, que, embora ainda não tenha anunciado, é apontado como candidato à reeleição. Caso permaneça a dificuldade, a federação partidária será criada entre o PT, Psol, PCdoB e o PV.

As federações poderão obter o registro na Justiça Eleitoral até seis meses antes das eleições de outubro. Foram aprovadas pelo Congresso Nacional em setembro de 2021 e permite que partidos políticos se unam em uma só legenda para conseguir eleger candidatos que representem as ideologias do grupo.

Fonte Seculo Diario

Sobre Adeilson

x

Check Also

Com mais de 91 mil votos na disputa na disputa pela pela prefeitura da Serra, Fábio Duarte se prepara para disputar vaga na ALES

Um jeito diferente de atuar na política assim é Fábio Duarte Numa época em que ...

José Alair vem se mobilizando para disputar uma vaga na ALES

  O contador José Alair vem se movimentando de olho na disputa de deputado estadual ...

Phelipe Lemos vai disputar vaga de deputado federal

O jornalista Phelipe Lemos vai disputar vaga de deputado federal, sua filiação é negociada com ...